O uso de telas por crianças segundo os especialistas

No mundo atual, onde a tecnologia está cada vez mais presente, o uso de telas por crianças tornou-se uma questão central na discussão sobre desenvolvimento infantil. Tablets, smartphones e televisores são partes integrantes do cotidiano das famílias. Contudo, até que ponto seu uso é benéfico ou prejudicial para os pequenos? Sobretudo, neste artigo, exploramos as visões dos especialistas, incluindo o renomado psicoterapeuta Leo Fraiman, sobre o impacto das telas no desenvolvimento das crianças, com base nos estudos científicos mais recentes.

O Uso de Telas e o Desenvolvimento Infantil: Um Panorama Atual

O uso de telas por crianças é um tema amplamente estudado e debatido entre especialistas em psicologia, pediatria e educação. Assim, principal preocupação reside nos efeitos a longo prazo que a exposição precoce e excessiva às telas pode ter sobre o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.

Efeitos Cognitivos

Ademais, estudos recentes indicam que o uso excessivo de telas pode estar associado a atrasos no desenvolvimento da linguagem e a dificuldades de atenção. Por exemplo, pesquisadores da Universidade de Calgary descobriram que crianças entre dois e cinco anos que passam mais tempo em frente às telas tendem a apresentar menor desempenho em testes de desenvolvimento da linguagem e da função executiva. Esses testes medem habilidades como planejamento, atenção e autocontrole.

Além disso, um estudo publicado no “JAMA Pediatrics” encontrou uma correlação entre o tempo de tela e o desenvolvimento da substância branca no cérebro, essencial para a linguagem e habilidades de alfabetização. Em conclusão, as crianças que passavam mais tempo com dispositivos digitais mostraram alterações na estrutura cerebral, sugerindo um impacto negativo no desenvolvimento cognitivo.

Efeitos Emocionais e Sociais do Uso e Telas por Crianças

Ademais, os efeitos emocionais e sociais do uso de telas também são motivo de preocupação. Sendo assim, crianças expostas a altos níveis de tempo de tela podem apresentar sintomas de ansiedade, depressão e problemas de comportamento. A saber, um estudo da “Canadian Paediatric Society” destacou que o uso excessivo de dispositivos digitais pode levar a dificuldades na regulação emocional e a um aumento dos níveis de estresse.

O psicoterapeuta Leo Fraiman destaca que o uso de telas pode afetar significativamente as habilidades sociais das crianças. Segundo ele, “o tempo excessivo em frente às telas reduz as oportunidades de interação social direta, essencial para o desenvolvimento de empatia, comunicação e habilidades interpessoais”. Fraiman enfatiza a importância do equilíbrio e da supervisão parental para garantir que as crianças tenham experiências ricas e variadas, tanto online quanto offline.

Recomendações dos Especialistas sobre o Uso de Telas por Crianças

Os especialistas recomendam algumas diretrizes para o uso de telas por crianças. A Academia Americana de Pediatria (AAP) sugere que crianças menores de 18 meses evitem o uso de telas, exceto para videochamadas. Para crianças de 2 a 5 anos, o tempo de tela deve ser limitado a uma hora por dia de programação de alta qualidade. Para crianças mais velhas, o tempo de tela deve ser consistente com uma rotina saudável e equilibrada.

Leo Fraiman complementa essas recomendações sugerindo a criação de “zonas livres de tela” em casa, como durante as refeições e antes de dormir, para promover a interação familiar e um sono de qualidade. Fraiman também incentiva os pais a participarem das atividades online das crianças, transformando o tempo de tela em uma oportunidade de aprendizado conjunto.

O Papel dos Pais e da Educação Digital

O papel dos pais na mediação do uso de telas é crucial. Estudos mostram que a presença e o envolvimento dos pais podem mitigar muitos dos efeitos negativos do uso de dispositivos digitais. Os pais devem modelar um comportamento saudável em relação ao uso de telas, estabelecendo limites claros e incentivando atividades alternativas.

Educação Digital

A educação digital é uma ferramenta poderosa para preparar as crianças para um uso saudável e produtivo da tecnologia. Isso inclui ensinar sobre segurança online, cidadania digital e a importância de equilibrar o tempo de tela com outras atividades. Programas educativos de alta qualidade podem oferecer conteúdo valioso e interativo que estimula o aprendizado e a criatividade.

O psicoterapeuta Leo Fraiman destaca a importância de educar as crianças sobre o uso consciente e crítico da tecnologia. Segundo Fraiman, “é fundamental ensinar às crianças não apenas como usar a tecnologia, mas também como refletir sobre seu impacto e como fazer escolhas saudáveis que promovam o bem-estar físico e mental”.

O uso de telas por crianças é uma questão complexa que envolve diversos aspectos do desenvolvimento infantil. Embora a tecnologia ofereça inúmeras oportunidades de aprendizado e entretenimento, é essencial que os pais e educadores estejam atentos aos possíveis efeitos negativos e atuem de maneira proativa para mitigá-los. O equilíbrio, a supervisão e a educação digital são fundamentais para garantir que as crianças possam usufruir dos benefícios da tecnologia de forma saudável e segura.

Bibliografia Recomendada

Para aqueles que desejam aprofundar-se no tema, seguem algumas leituras recomendadas:

  1. American Academy of Pediatrics. “Media and Young Minds.” Pediatrics, 2016.
  2. Christakis, Dimitri A. et al. “Association of Digital Media Use With Subsequent Symptoms of Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder Among Adolescents.” JAMA, 2018.
  3. Canadian Paediatric Society. “Screen time and young children: Promoting health and development in a digital world.” Paediatrics & Child Health, 2017.
  4. Fraiman, Leo. “Como Ensinar Bem: Educação Emocional na Prática.” Editora Ágora, 2014.

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